sexta-feira, 30 de julho de 2010

Ladrões de Bicicleta

Ladrões de Bicicleta
Ano 1948
Direção: Vittorio de Sica

E a História se repete.
O filme é em Roma, no ano de 1948. Praticamente ninguém tinham um emprego. E o que fazer quando encontra um emprego, mas que necessita de bicicleta para trabalhar e voce não tem uma, pois penhorou há pouco tempo para que pudesse comprar comida. Depois que consegue de volta a bicicleta, o homem vai ao emprego, que é de "colador" de cartazes. Logo no primeiro dia de trabalho, sua bicicleta é roubada.
Como parece hoje. Quando entramos numa maré de azar e enfim, conseguimos o que queríamos ou precisávamos, mas algo, uma força maior nos impede de continuar. É um assalto, uma doença... E a vida sempre foi e sempre será assim.
Ricci o protagonista está nesta maré de azar. E nós que vemos o filme nos sentimos tão azarados como ele. Entramos perfeitamente na história e na angústia deste homem que procura desesperadamente sua bicicleta. Para ilustrar esta câmera que percebemos como sendo a personagem procurando a bicicleta, descrevo uma cena:
Ricci e o filho acabam de sair de uma briga, na qual Ricci pensou ter encontrado o homem que roubou sua bicicleta, porém sua bicicleta não estava lá. Enfim, Ricci e o filho estão numa grande praça onde centenas de bicicletas são guardadas enquanto os trabalhadores saem. Numa esquina próxima a praça, tem uma bicicleta parada, sem nenhum dono. Simplesmente encostada na entrada de um prédio. Não há diálogo nesta cena. Apenas o filho de Ricci sentado na calçada e e o próprio Ricci olhando para a praça e depois olhando para a bicicleta sozinha. Era uma oportunidade. E o espectador não precisou que ninguém dissesse isso ou explicasse. A angústia de Ricci andando de um lado para o outro e observando o movimento e as bicicletas foi capaz de revelar toda a intenção mal sucedida da personagem.
Foi perfeito.

Um comentário: