sábado, 6 de agosto de 2011

TRON - Uma Odisséia Eletrônica

TRON - Uma Odisséia Eletrônica
Ano 1982
Direção Steven Lisberger


Ainda não sei definir se me senti dentro de um computador ou "assistindo um video game". A melhor característica deste filme é que existe a possibilidade de inúmeras interpretações.

Tron (1982)

Amadurecendo o filme na minha mente, a comparação mais sólida que eu consigo fazer é com um ambiente corporativo (Mas ao assistir o filme, não fique atento à história, e sim, aos detalhes de imagem, criação, composição da obra, efeitos visuais...). Aliás, trata-se justamente disso. Projetos que são roubados e criam a trama toda de Flynn (Jeff Bridges) tentando invadir os computadores da Encom - para provar que eles quem roubaram suas ideias.
Quando em um ambiente de trabalho, alguém não se sentiu trapaceado, pois suas ideias "ganharam" outros autores? A comparação para mim ainda é até mais ampla, não só conceitualmente, mas também fisicamente - achei a comparação de um open space de trabalho com placas de computador genial.

Imagino que para quem viu este filme em 1982, era tudo muito louco e inovador - afinal, era uma das primeiras obras cinematográficas a tratar do assunto   computador, sistema, usuário ou programa. Sei de uma pessoa que viu o filme na época em que foi lançado e que se arrepiava cada vez que passava a sequência das motinhos fazendo a curva em 90º. Foi uma revolução em termos tecnológicos, gostaria de saber mais sobre a época para sentir essa emoção também, pois a verdade é que quem vê o filme hoje, acha todos os efeitos toscos, quando na verdade, eram geniais!

Ainda não vi Tron - O Legado, mas com certeza, o impacto hoje é bem menor - se é que existe - do que para as pessoas que viram o filme em 1982. Deve ter sido uma loucura! E para quem não viu o making of, vale a pena também! Super divertido ver como eles inventaram literalmente todos aqueles efeitos - e ver os atores falando da roupinha que tiveram que vestir é mais engraçado ainda!!! Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário