sábado, 5 de maio de 2012

Marte Ataca!

Mars Attacks!
Ano: 1996
Direção: Tim Burton

Antes de ler o texto abaixo, advirto: ESTE TEXTO É SPOILER.

Bizarro! O que mais podemos dizer de “Marte Ataca!”? É um filme que agrega o humor, o patriotismo americano e acima de tudo alienígenas.
Os Estados Unidos recebem contato de alienígenas e ficam eufóricos com a possibilidade de uma “parceria cultural”. Após várias tentativas frustradas para que haja paz entre o ser humano e o marciano, além do Presidente da Nação americana ser morto, também há uma série de explosões patriotas.
Extraterrestre disfarçado de humano e Presidente
    Não há como não achar graça na esposa fútil do presidente, ou no amor de um nerd pela sua avó... Tudo isso acompanhado de um 3D sensacional dos marcianos e de suas naves espaciais, que nem quando posam na Terra, conseguimos acreditar na veracidade dos acontecimentos. E nem devemos mesmo, pois somente um filme de Tim Burton para ter uma solução tão cômica e tão criativa quanto exterminar os alienígenas com uma música country, que irrita os marcianos e faz com que o cérebro deles exploda, espalhando uma gosma verde.
    Imagino que hoje, a maioria das pessoas pensa num alienígena exatamente assim, com o cérebro enorme, e com “sangue verde”. Isso ficou para sempre. É um filme que marcou a vida da maioria que o assistiu. Não só por conter o exemplo de como pode ser um extraterrestre, mas também por abordar de forma irônica o comportamento das pessoas perante a uma oportunidade de aparecer ou se mostrar para o mundo – como faz o Presidente dos Estados Unidos no filme.
    Muita cor! Quanta cor neste filme, coisa que, ou os filmes de Tim Burton tem de sobra ou não tem nada, tornando tudo bem sombrio. Em Marte Ataca! a fotografia é super colorida, assim como a arte toda do longa é repleta de cores, o que faz o espectador viajar ainda mais na história louca.
  Este filme com certeza inspirou e inspira outras obras cinematográficas e, até que o ser humano consiga de fato estabelecer um contato com algum alienígena (se é que eles existem), vai continuar sendo referência de comportamento dos humanos e referência de imaginação para dar novas formas aos extraterrestres que supostamente habitam alguma galáxia! Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário